terça-feira, 29 de junho de 2010

Prévia de Paraguai e Japão

O Paraguai do técnico argentino Gerardo “Tata” Martino não pode contar com o volante Victor Cáceres, suspenso. Estão pendurados [13] Vera e [9] Santa Cruz, ambos no time titular. Dois jogadores que não foram titulares em nenhum dos 3 jogos do grupo F saem jogando contra o Japão: [10] Benítez – que atuou cerca de 25 minutos do letárgico empate contra a Nova Zelândia, substituindo Haedo Valdez, que sai da equipe hoje – e [20] Ortigoza, que substituirá o volante suspenso.
A formação:
[1] Justo Villar que apesar de já ter falhado nesta Copa, nos dá a alegria de poder falar ‘Rusto Bilhar’.
[6] Bonet / [14] Paulo Da Silva / [21] Alcaraz / [3] Morel Rodríguez
[20] Ortigoza ficará mais fixo na frente da zaga; [13] Vera pela direita e [16 Riveros do outro lado.
No ataque, [9] Roque Santa Cruz e [19] Lucas Barrios ficam mais próximos ao gol; [10] ‘El Pájaro’ Benítez (que não é titular absoluto no Pachuca, do México, e tem apenas 22 anos) deve fazer o melhor para imitar Haedo Valdez que, ao que consta, não está contundido. Se isso ocorrer, Benítez será visto muitas vezes fechando a marcação de meio quando o Japão tiver a bola. Nas eliminatórias Benítez jogou 8 partidas e fez 1 gol (o empate de 1-1 fora de casa contra o Equador). Barrios ainda não havia se naturalizado paraguaio. E Santa Cruz fez 3 gols em 5 jogos (todos no “1º turno” das eliminatórias e um deles na vitória de 2-0 sobre o Brasil, em Assunción). Apenas para comparação, Cabañas que não pôde ir ao Mundial por conta do tiro que levou na cabeça fez 6 gols em 15 jogos, Óscar “Taquara” Cardoso, que teve uma temporada muito boa pelo Benfica, 2 gols em 12 jogos, e Haedo Valdéz, 5 gols em 17 partidas. Os dois últimos estão disponíveis no banco. É a melhor safra de atacantes que o Paraguai teve, sem nenhuma dúvida.

O Japão foi a seleção mais fácil de mapear: o time titular de hoje é o mesmo desde a estréia. A formação:
G: [21] Kawashima
Z: [3] Komano / [22] Nakazawa / [4] Marcus Tulio Tanaka / [5] Nagatomo (pendurado)
MC: [17] Hasebe (cap.) / [2] Abe (pendurado) / [7] Endo (pendurado)
A: [8] Matsui / [18] Honda / [16] Okubo
No meio [2] Abe fica mais recuado; no ataque [18] Honda, o maior destaque desta equipe, joga mais a frente, mas tem liberdade de movimentação. Quem fecha o meio quando o Japão não tem a bola é [16] Okubo, que fica mais pela esquerda. O Paraguai deve tomar cuidado com as faltas próximas ao seu gol: [7] Endo e [18] Honda batem muito bem e Justo Villar é um goleiro ainda menos seguro do que Sorensen, que levou gols assim dos dois japoneses. Já os paraguaios devem levar perigo não só com seus atacantes: Paulo da Silva e Alcaraz são bons nas bolas aéreas. Túlio Tanaka é bom no jogo aéreo mas vai precisar que os companheiros também participem desta tarefa.
Acho que o Paraguai avança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário