sábado, 3 de julho de 2010

Mais um ferrolho

PARAGUAI:

[1] Justo Villar
O goleiro do Valladolid (Espanha, que caiu para a segunda divisão) não é muito seguro. Mas seus reservas são ainda menos confiáveis.

[2] Verón / [14] Paulo Da Silva / [21] Alcaraz / [3] Morel Rodríguez
Na zaga, Verón é a novidade, substituindo Bonet (que só não havia jogado na 3ª partida, o empate modorrento contra a Nova Zelândia, mas substituido então pelo veteraníssimo Caniza). Verón é jogador do Pumas/UNAM mexicano, e costuma manter-se na defesa (pode ser lateral direito ou beque central). Paulo da Silva e Alcaraz são bons no jogo aéreo e Morel Rodríguez é experiente, mas já não está no melhor da carreira (e acaba de ser dispensado pelo Boca Juniors).
[15] Victor Cáceres / [11] Jonathan Santana / [8] Edgar Barreto / [16] Riveros
No meio retorna de suspensão V. Cáceres, acostumado com as orientações de Gerardo “Tata” Martino desde que este foi seu técnico no Libertad. São 4 volantes, mesmo, embora Riveros possa jogar como meia. No site da FIFA (e eu acredito que será assim) Riveros fica atrás dos outros volantes. Um meio de campo bastante defensivo para se proteger do meio de campo que melhor troca passes no mundo.
[18] Haedo Valdéz / [7] Óscar “Tacuara” Cardozo
Valdéz vai correr como sempre e, dependendo de como jogar Riveros, deve ter que voltar para buscar jogo. É uma espécie de Kuyt paraguaio (não é um whisky, não falo em contrafação), um jogador que supera em vontade qualquer deficiência técnica. E nem é um bonde.
‘Tacuara’ Cardozo, com seu 1,92m, teve uma temporada muito boa pelo Benfica e é, freqüentemente, menosprezado por parecer desengonçado (a palavra Tacuara, guaraní, refere-se às suas pernas longas e é um apelido comum para pessoas altas no Paraguai).


ESPANHA:

Tratei bastante dos jogos espanhóis da fase de grupos (aqui), apontando também para a virtude do passe bem dado transformada em vício. O time espanhol é bastante conhecido e irá jogar assim:
[1] Casillas
[15] Sérgio Ramos / [3] Piqué / [5] Puyol / [11] Capdevilla
[16] Sérgio Busquets / [14] Xabi Alonso / [8] Xavi / [6] Iniesta
Obs.: Busquets tem ficado mais preso na proteção aos zagueiros. Xavi e Iniesta farão a Espanha jogar.
[7] Villa / [9] Torres
Espero ver Niño Torres com mais vontade, aceitando menos o papel de coadjuvante de Villa. David Villa que, por sua vez, continua ‘hambriento’.

A Espanha perdeu para o ferrolho suíço da estréia, mas conseguiu vencer a tentativa portuguesa de repetir placares zerados. Como se sairá contra o Paraguai?

Nenhum comentário:

Postar um comentário